quarta-feira, abril 18, 2007

Vou lhes Dizer o que Há de Errado com o Teísmo Aberto

"Porque, tendo o conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças... e trocaram a glória do Deus incorruptível em semelhança de imagem de homem corruptível”.

Romanos 1.21,23


Sim vou lhes dizer.

Sem grandes pretensões teológicas, ou profundas explanações.

Certo, vou pintar uma caricatura. Ser caricaturado é geralmente uma experiência desagradável. Eu já fui caricaturado. Uma vez dois alunos desaforados fizeram-me uma ótima caricatura, com foco especial em meu abdômem, que me custou meia hora de aula.

Enfim, caricaturas têm sua utilidade, quando não estão meramente desviando a nossa atenção para o que é menos importante (como o meu abdômen, no meio de uma exposição sobre a história do Novo Testamento). Os amigos me desculpem, se a minha caricatura parecer demasiado caricatural. Ademais, nunca fui bom desenhista.

Faço apenas uma ressalva, quanto à minha caracterização dessa doutrina: é que, enfim, toda teologia atinge a sua forma popular e, a forma popular do teísmo aberto não será algo muito diferente da minha caricatura. Talvez porque a forma popular é, em si mesma, uma caricatura.


Para ler o restante do artigo em meu NOVO BLOG, clique aqui

2 Comments:

Blogger Dawidh said...

Verdade cara, verdade!
seus textos são otimo
DVD

6:13 PM  
Blogger ROGÉRIO B. FERREIRA said...

Na tentativa de ficarem criando leis espirituais teólogos e filósofos viajam em suas elocubrações.
Temos infelizmente uma “Herança maldita – evangélica”, e somente a busca por uma verdade refinada pode ajudar a nos livrar dela.

1:17 PM  

Postar um comentário

<< Home